5 curiosidades que você não sabe sobre música

Rafael Ferrari      segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Existem algumas coisinhas que nem todo mundo sabe sobre o mundo da música. Uma dela é que desde a década de cinquenta, vários psicólogos tentaram explicar o poder da música, comparando a apreciação musical com a fala. Afinal, tanto para o entendimento da música quanto do discurso é necessária a capacidade de detectar sons, em seu nível mais primitivo.

 

 

1. Refrãos bastante repetitivos são a chave principal para uma música de sucesso

 

Na música, funciona do mesmo jeito que na vida, tudo é um abacaxi de aparência. No momento em que Michel Teló dominou as paradas de sucesso com “Ai, se eu te pego”, exércitos de críticos do cancioneiro nacionais se mobilizaram para criticar o intérprete (e os incontáveis compositores) da balada pela aridez da caligrafia.

De lá pra cá, muitas músicas com refrãos repetitivos de onomatopeias acabaram fazendo êxito. Este forma de compor música não é uma coisa exclusiva do Brasil, sendo usadas por  cantores  de destaque mundial. “As letras que seguem esse formato de letra repetitiva, ajuda o público a decorar a letra e acompanha-la com mais facilidade. E com isso se torna menos difícil vender”, afirma a pesquisadora Beatriz Gil, da Faculdade de São Paulo (USP).

 

2. Aumenta a Inteligência

 

Em uma experiência com cerca 150 crianças, cientistas da Faculdade de Toronto, no Canadá, concluíram que as crianças que participaram de classes com aulas musicais exibiram aumentos de QI e melhor performance acadêmico. Novas pesquisas semelhantes mostram que o cérebro de músicos é produzido de maneira que os deixam mais atentos, e dispostos ao desenvolvimento e ao mesmo tempo mais calmos.

 

3. Música tem o poder de fazer você gastar mais dinheiro

 

Em bares e restaurantes, reforçar o volume da música eleva o uso de bebidas alcoólicas. Já em floriculturas, músicas românticas provocam crescimento das vendas. É o que mostram pesquisas feitas por cientistas da Faculdade Bretagne-Sud, na França.

4. As vacas produzem mais leite quando escutam música relaxante

 

Este feito extremamente bizarro foi contado pela BBC em 2001. Escutar música relaxante pode fazer com que as vacas produzam mais leite. A pesquisa envolveu 1.000 vacas que foram expostas a músicas rápidas, lentas e similarmente sem som algum ao longo 12 horas por dia ao longo de um tempo de nove semanas.

Ao escutar a música lenta (tendo como exemplo, “Everybody Hurts”, do REM) as vacas produziam 3% mais leite por dia que no momento em que elas escutavam músicas rápidas (tendo como exemplo, “Space Cowboy”, de Jamiroquai).

 

5. A sua música favorita está ligada as suas emoções

 

As pesquisadoras Rebecca Webb e Alexandra Lamont, da Faculdade de Keele, no Reino Unido, concluíram que escolhemos nossas músicas favorita por cause de intensos envolvimentos emocionais. Os resultados de suas pesquisas revelaram que a escolha possui bastante ligação com as motivações pessoais dos ouvintes e com suas histórias relacionadas com suas músicas favoritas.

 

O que você acha?

 

Comentários

 

Categorias




Marca do Clube das Partituras criada por Sergio Maia Designer


Inscreva-se na nossa lista para ser avisado quando forem adicionadas novas cifras e partituras!