7 motivos para todo músico ter um site profissional

Rafael Ferrari      segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Você é músico? É músico independente? Você tem um dos produtos mais vendáveis, mais exclusivos e mais rentáveis para vender e sustentar seu trabalho a partir da internet.

Estar na internet não elimina o fato de que gostamos e precisamos estar com as pessoas fazendo música, compondo, encontrando os artistas e músicos que admiramos, com o público nos shows podendo ter o contato humano direto.

Porém, nos dias de hoje é através da internet que você tem as maiores possibilidades de criar relações com esses músicos, de se tornar conhecido pelos ídolos, de aumentar sua base de fãs e engajá-la para que quando você for fazer um show em alguma cidade, tenha público que paga para ver os seus shows!

 

7 – Quem não é visto não é lembrado

 

Esse dito popular é muito conhecido e nos dias de hoje faz todo o sentido!

Ter um site é importante para o músico ser visto pelas pessoas uma vez que hoje, os artistas se tornam conhecidos primeiro através da internet e depois acabam trazendo sua audiência para shows, eventos e aparições públicas/presenciais.

O ambiente online não impede nem prejudica o trabalho local/offline, porém pode ser daí que você músico vai descobrir, engajar e manter seu público próximo a você e ao seu trabalho.

 

6 – Seu palco é o mundo

 

Ter um site profissional online na internet não é mais um luxo! Muito menos vai te custar milhares de reais e precisa de PHd’s em Harvard para programa-lo.

Tendo isso em vista é importante dizer que ter um site é estar no mundo todo instantaneamente!

Você pode disponibilizar sua arte, sua música, suas composições para públicos no mundo todo. E não estou falando somente de estrangeiros! Também os brasileiros que estão espalhados pelo mundo e que de repente não poderiam estar presente nos seus shows aqui no Brasil, mas que pode não só conhece-lo, segui-lo e consumir sua música como também dar suporte aos seus projetos como shows online e projetos de financiamento coletivo. Pense nisso! 

 

5 – Aumentar sua base de fãs

 

Descobrir e aumentar sua base de fãs é uma das mais importantes funções de um web site profissional. Quando falo em site profissional eu falo de um site bem feito e bem administrado. Isso cada vez mais é obrigação do músico independente que não uma equipe de trabalho nem condições de contratar uma agência para cuidar da sua estratégia de marketing.

Através de um site bem estruturado você pode aumentar exponencialmente sua base de fãs através do Facebook. Éééééé! Isso mesmo!!

Se você não sabe do que eu estou falando, você precisa se informar sobre isso! É através de um web site pensado para você fazer negócios na internet que você conseguirá aumentar exponencialmente sua base de fãs na internet.

E estou falando de fãs de verdade, pessoas reais que irão seguir e gostar do seu trabalho.

No seu site você também pode criar uma lista de e-mails de fãs que querem seguir seus conteúdos e depois você poderá se comunicar diretamente com eles.

Lembre-se: fazer SPAM nas redes sociais só afasta as pessoas, é irritante e não dá resultados que não sejam transformá-lo num chato que todo mundo aperta a opção de DEIXAR DE SEGUIR ou DENUNCIAR COMO SPAM...

Se liga!


 

4 – Entregar conteúdos exclusivos

 

Todos os seres humanos gostam de exclusividade.

Grandes marcar de diversos segmentos cobram caríssimo pela exclusividade seja produzindo poucas peças de um carro esportivo, seja oferecendo aquela suíte de frente pro mar aonde hospedaram-se grandes personalidades mundiais, seja oferecendo um design único, ou mesmo oferecendo um atendimento exclusivo e personalizado como aulas individuais de música, por exemplo.

No seu site você pode criar área restritas onde a pessoa acessa com login e senha individual e nessa área restrita você pode entregar conteúdo de valor e acima de tudo, EXCLUSIVIDADE.

Pode fazer pré-lançamentos de discos, clipes e EP’s, pode entregar hangouts e webinários para bater papo com os fãs, pode disponibilizar algum conteúdo que nunca estará à venda ou será disponibilizado nas redes sociais, e por aí vai...

Usar a imaginação e acompanhar as tendências do mercado pra entender que o comportamento do público está mudando junto com a tecnologia são obrigação dos músicos do século XXI!

Se você oferecer conteúdos EXCLUSIVOS você vai ver seu público aumentar.

Se você tiver um site feito para fazer negócios na internet, você vai conseguir descobrir e aumentar sua base de fãs a partir do Facebook, de maneira consistente e exponencial.

 

3 – Você vai ganhar dinheiro na internet

 

Sim! Você vai ganhar dinheiro na internet, sem precisar sair de casa e sem precisar tocar 5 horas em um bar que no final da noite não paga o que prometeu, ou que se adona de 50% ou mais, do couvert artístico que deveria ser 100% do músico que está ali trabalhando.

Se você ainda se submete a isso, comece a mudar seu mindset para poder construir um negócio rentável com sua música e não ficar até a velhice se sujeitando a esse tipo de escravidão!

Na internet você pode dar aulas para grupos de alunos espalhados pelo Brasil ou pelo mundo.

Você pode vender seu conhecimento em forma de aulas, arranjos, transcrições ou o que mais você souber fazer. Basta você divulgar pequenas amostras do seu trabalho e o mundo inteiro terá possibilidade de saber o que você faz, avaliar a qualidade do seu trabalho e contatá-lo para realizar o trabalho.

Você pode criar um sistema de cursos online e vende-lo na internet com afiliados que trabalham vendendo pra você, ganhando comissão pelas vendas.

Você pode vender seu CD de maneira direta, seja ele o CD físico ou digital. Claro que a distribuição profissional tem maior abrangência e é importante estar no mundo, mas você pode criar versões exclusivas, como já mencionei, para vender diretamente para seus super fãs e assim lucrar mais.

Você pode ter um pequeno e-commerce, ou seja, uma lojinha online onde você poderá vender assessórios musicais como palhetas personalizadas, cases e bags personalizados para instrumentos diversos, partituras, arranjos, canecas, camisetas, chaveiros, correias de guitarra por exemplo, tudo personalizado, é claro!

Você pode usar a imaginação, produzir sob demanda e lucrar com isso conforme sua base de fãs aumenta e se torna mais engajada.

Lembre-se: a música é um negócio muito lucrativo. Por que pra maioria não é!? Reflita...

Ganhar Dinheiro na Internet com Música

 

Se você faz as mesmas ações de sempre, nunca terá resultados diferentes. Para ter resultados diferentes é preciso ter ações diferentes.

Pense nisso...

 

2 – Seu material pode ser acessado pelos possíveis contratantes

 

Se você quer ser contratado para shows, convidado pra festivais e/ou ter acesso aos contratantes locais, nacionais e internacionais, tenha um site profissional bem estruturado na internet.

Lembre-se que você pode estar dormindo ou mesmo offline, num ensaio ou aula, e o contratante pode estar visitando seu site, avaliando seu trabalho e seu material de divulgação.

Produtores acessam seu material na web

 

1 – Todos os tipos de negócios migrarão para o ambiente online no futuro

 

Isso é uma realidade e você músico do século XXI tem duas opções:

 

  1. Você fica aí reclamando que tudo é uma droga, que a internet trouxe a pirataria, que ninguém respeita os artistas e que você está sendo roubado e cai no esquecimento!
  2. Ou você pode estudar um pouquinho, observar o ambiente ao redor e perceber o poder que a internet tem no mundo de hoje e usar isso a seu favor para fazer seu trabalho ter sucesso.

 

Uma dica de um milhão de dólares: Aqueles que saírem na frente terão mais sucesso quando o mundo virar um oceano de gente fazendo a mesma coisa. E os músicos ainda não perceberam como usar a internet a seu favor. O que você está esperando para saltar na frente?

 

Todos os grandes negócios bilionários estão migrando para internet ou são negócios de tecnologia.

Grandes lojas como Walmart, por exemplo, tem fechado lojas constantemente nos EUA para privilegiar as vendas online.

O Facebook está lançando sua própria Marketplace e isso promete revolucionar o mercado de compras na internet fazendo com que a pessoa não precise nem sair do Facebook para ter acesso a ofertas e realizar pagamentos.

Lembre-se que o Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários em todo mundo, sendo que só no Brasil são mais de 120 milhões de usuários.

Marketplaces como Amazon, Apple, Ebay, Best Buy, Walmart, Alibaba, estão entre as maiores lojas online do mundo.

Só a Amazon tem cerca de 250 milhões de visitas por mês em seu site de vendas.

 

- Conclusão

 

Se você ainda não está presente na internet ou apenas criou uma folha de rosto que chama de site e deixou-a abandonada e não recebe visita alguma, repense sua estratégia pois no mundo globalizado e da internet das coisas, quem estiver na internet de maneira profissional irá ganhar dinheiro, construir negócios e se sustentar e sustentar suas famílias com muito mais condições de sucesso do que quem permanecer alheio a realidade do mundo atual.

 

Se você quiser conhecer uma plataforma onde poderá construir sua carreira e criar um negócio online sem ter que gastar milhares de reais nem depender da agenda de ninguém pra isso, visite o site da OMB100 Brasil

Negócios na internet

Comentários

 

Categorias




Marca do Clube das Partituras criada por Sergio Maia Designer


Inscreva-se na nossa lista para ser avisado quando forem adicionadas novas cifras e partituras!