João Nogueira

Rafael Ferrari      quarta-feira, 12 de julho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos
João Nogueira

 

João Nogueira (Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1941 — Rio de Janeiro, 5 de junho de 2000) foi um cantor e compositor brasileiro. Desde o início de sua carreira ficou conhecido pelo suingue característico de seus sambas. É pai do também cantor e compositor Diogo Nogueira.

Filho do advogado e músico João Batista Nogueira e irmão da também compositora, Gisa Nogueira, cedo tomou contato com o mundo musical. Logo, aprendeu a tocar violão e a compor em parceria com a irmã.

João Nogueira começou a compor aos 15 anos, fazendo sambas para o bloco carnavalesco Labareda, do Méier, através do qual conheceu o músico Moacyr Silva, dirigente da gravadora Copacabana, que o ajudou a gravar o samba Espere, Ó Nega, em 1968. Mas ele apareceu na cena artística nacional quando no início dos anos 70 emplacou o sucesso Das 200 Pra Lá, samba que defendia a política de expansão de nossa fronteira marítima ao longo de 200 milhas da plataforma continental. O samba assumiu as primeiras posições das paradas na voz de Eliana Pittman e mereceu citação em reportagem da revista americana Time, pelo seu tom nacionalista afirmativo. Funcionário da Caixa Econômica, João se viu às voltas com certo patrulhamento, já que a bandeira das 200 milhas havia sido levantada pelo governo militar. “Pensaram que eu tinha virado Dom e Ravel”, brincou ele mais tarde. Seu primeiro disco foi um compacto simples com Alô Madureira e Mulher Valente. Em 1969 Elizeth Cardoso gravou seuCorrente de Aço, no disco Falou. 

(Fonte: Wikipédia)

 

 


Além do espelho (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro)


Do jeito que o rei mandou (João Nogueira e Zé Catimba)


Espelho (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro)


Minha missão (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro)


Nó na madeira (João Nogueira e Eugênio Monteiro)


Poder da criação (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro)


Súplica (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro)


Um ser de luz (João Nogueira / Paulo Cesar Pinheiro / Mauro Duarte)



Comentários

 

Categorias




Marca do Clube das Partituras criada por Sergio Maia Designer


Inscreva-se na nossa lista para ser avisado quando forem adicionadas novas cifras e partituras!