Sobre o Clube das Partituras

O que é o Clube das Partituras?

É um blog/site idealizado pelo bandolinista Rafael Ferrari aonde ele disponibilizará transcrições de música brasileira - principalmente samba e choro - que ele vem fazendo para seus trabalhos e aulas ao longo de mais de 15 anos como educador musical.

O intuito não é ganhar dinheiro com a venda de nenhuma música seja ela em vídeo, áudio, ou mesmo as cifras e partituras. A missão do Clube das Partituras é entregar um material relevante e que não é encontrado em outros canais na internet.

E qual é este material relevante e para quem ele é relevante?

O material é justamente partituras e cifras de transcrições feitas pelo músico Rafael Ferrari, de gravações específicas da música brasileira, informando para o músico que irá tocar este música, de qual gravação ela foi transcrita.

A ideia é que o músico tenha a partitura ou cifra exatamente desta versão e possa assim ter uma referência mais precisa do que realmente acontece na música, para tocar da maneira mais fiel possível à gravações conhecidas, tendo um acervo confiável para pesquisa e aprendizado musical.

As transcrições são relevantes para estudantes, aprendizes de música e músicos profissionais que buscam uma referência confiável de repertório (melodia e harmonia) e querem tocar corretamente o repertório de música brasileira, principalmente do samba e do choro.

Este material é cópia e infringe leis de direitos autorais?

Não! O Clube das Partituras é contra pirataria.

Todas as cifras e partituras são transcrições feitas, como se diz no jargão musical, "de ouvido" pelo bandolinista Rafael Ferrari. Não há nem nunca haverá neste site nenhuma cópia ou página escaneada de nenhum livro editado por outra pessoa ou editora. Nenhuma música contida aqui neste site/blog será retirada de outros sites ou blogs, nem serão publicadas sem autorização do autor caso sejam disponibilizadas aqui no futuro, transcrições feitas por outros músicos.

O Clube das Partituras não disponibiliza a obra de nenhum compositor ou autor, mas sim, a transcrição feita pelo músico Rafael Ferrari.

O que é uma transcrição?

Transcrição é quando um músico ouve uma gravação específica e aprende a música "de ouvido", ou seja, o músico aprende a música apenas ouvindo a gravação e não através de uma partitura.

O que é uma edição?

A edição é o ato de escrever ou passar para o papel a melodia aprendida "de ouvido", materializando-a no formato de uma cifra ou partitura.

O que é uma cifra?

Cifra é o conjunto da letra com a harmonia (os acordes) da música. Em geral pode incluir o solo de introdução quando houver e mostra o acorde exatamente sobre a sílaba a qual deve ser cantada. Dessa forma o músico que vai tocando e lendo a cifra, consegue se guiar pela letra para saber o momento exato de fazer as trocas de acorde.

O que é uma partitura?

A partitura é o conjunto de melodia escrita na pauta musical + a harmonia (os acordes) da música + os sinais de expressão e dinâmica da música. Trocando em miúdos, é o solo da música escrito na pauta musical.

Posso imprimir as partituras?

Pode imprimir, fazer sua pastinha de estudos e até levar para os ensaios e apresentaçòes públicas se problema algum.

Posso vender as partituras baixadas aqui no site do Clube das Partituras?

Obviamente, não! Todas as partituras aqui são disponibilizadas gratuitamente e tem o único intuito de servir como material de estudo e pesquisa para o repertório do samba e do choro portanto não pode ser vendido nem compilado em qualquer tipo de livro ou puiblicação comercial sem a autorização dos autores e editoras.

O Clube das Partituras não tem nenhum interesse comercial com as transcrições contidas aqui. Todas as transcrições serão disponibilizadas gratuitamente ad infinitum...